Publicidade

Você vai se surpreender com esse exercício para o cérebro

Quer manter a mente em dia? Então, precisa conferir o exercício para o cérebro que vai dar um up no seu raciocínio. Já te adiantamos: é um exercício que você nem imaginava que poderia trazer tantos benefícios para o cérebro.

Publicidade

Dessa forma, confira o melhor exercício para deixar sua mente saudável. Veja!

Melhor exercício para o cérebro

Você vai se surpreender com esse exercício para o cérebro ( imagem: Freepik)
Você vai se surpreender com esse exercício para o cérebro (Foto: Freepik)

Em primeiro lugar, é bom destacar que sabemos que com a atividade física, podemos aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Publicidade

Afinal, essa situação é fundamental já que ajuda o cérebro a reconhecer as substâncias químicas úteis de que precisa para crescer.

Além disso, é bom lembrar ainda que esse suprimento de sangue também é importante para o hipocampo, a parte do cérebro responsável pelo aprendizado e pela memória. Isso porque, essa parte tende a encolher à medida que envelhecemos, recebendo menos sangue ao fazê-lo.

Mas graças aos recentes avanços tecnológicos, os cientistas puderam compreender como a atividade física beneficia o cérebro. É possível, inclusive, medir o fluxo sanguíneo para o cérebro através do pescoço e do cérebro.

Publicidade

“E o que nossa pesquisa está mostrando é que você não precisa fazer exercícios de tirar o fôlego ou se esforçar ao máximo na academia para beneficiar certas partes do cérebro. “Você pode fazer alguns grandes movimentos que quase não parecem que você está fazendo esforço físico e que realmente estimulam o cérebro”, disse Damian Bailey, diretor do Instituto de Pesquisa em Saúde e Bem-Estar da Universidade de South Wales, no Reino Unido, para a BBC.

Afinal, qual o exercício certo para você

Dessa forma, vamos ao que interessa. Adivinhou qual é o exercício milagroso para o cérebro? A imagem acima dá uma dica, não? O agachamento, segundo os cientistas, não é só uma ótima atividade para tonificar pernas e glúteos, também melhora a saúde do seu cérebro.

Sim, o agachamento.

Afinal, agachar-se e levantar-se repetidamente é descrito como uma forma inteligente de exercício já que desafia o cérebro e, portanto, beneficia o funcionamento neurológico. O melhor de fazer agachamentos é que quando você se levanta, você está indo contra a gravidade; quando você desce, você trabalha com a gravidade.

Afinal, o que acontece é que o fluxo sanguíneo para o cérebro sobe e desce repetidamente conforme você faz o movimento.

Publicidade

Assim, essa mudança no fluxo que pode estimular o endotélio vascular, o revestimento interno dos vasos sanguíneos, a fornecer mais sangue ao cérebro.

Quantas repetições

Nesse sentido, para gozar dos benefícios do exercício, você precisa fazer agachamentos por três minutos, três vezes por semana. Isso porque, os melhores resultados acontecem com um regime de agachamentos de 4 a 5 vezes por dia, 3 a 4 vezes por semana.

Vale lembrar ainda que esses resultados são melhores do que os apresentados por outros exercícios, como correr, caminhar ou pedalar em dispositivos estacionários por 30 a 40 minutos.

Ou seja, dessa maneira, você faz bem para o corpo e para cérebro.

Veja também: App ensina Como Identificar Plantas e os Cuidados Necessarios

Agora que você sabe tudo sobre esse assunto, é só seguir essas dicas para ter muito mais qualidade de vida por muito mais tempo.

Continue navegando com a gente!