Você sabe a importância e deseja aprender a se comunicar por meio da Língua Brasileira de Sinais? Se a resposta for sim, está no lugar certo, pois separamos sites para aprender libras online e de forma gratuita.
Quer saber quais são? Então, veja o texto que preparamos para você!
Plataformas para você aprender libras online e de graça
Veja a lista de cursos de libras online e gratuitos!
Escola Virtual do Governo (EVG)
O curso de libras da EVG conta com uma carga de 60 horas e oferece conteúdos diversificados sobre o tema, guias e material didático. Além disso, disponibiliza um certificado, fornecido pela ENAP (Escola Nacional de Administração Pública.
Curso de libras online da USP
O curso de libras da Universidade de São Paulo é um dos mais conhecidos do país. No entanto, não oferece certificado de conclusão.
Apesar disso, quem deseja conhecer a linguagem brasileira de sinais pode obter uma formação avançada por meio de apostilas, aulas (em vídeo) e exercícios. Ademais, o curso conta com aulas sobre surdez, educação para surdos e cultura surda.
SESI
A formação de libras online do Serviço Social da Indústria (SESI) disponibiliza conteúdos que abordam os aspectos históricos e legais, noções básicas da Linguagem Brasileira de Sinais e questões gramaticais.
O curso do SESI conta com 40 horas de duração e oferece certificado de conclusão aos participantes que concluírem todo o programa.
Librazuka
Você também pode aprender libras online por meio do Librazuka, um aplicativo que surgiu com a finalidade de difundir o conhecimento sobre a Linguagem Brasileira de Sinais.
A plataforma pode ser baixada para Android e acessada no site; conta com uma linguagem simples e conteúdos lúdicos que ajudam a tornar o aprendizado mais fácil.
Atualmente, o Brasil conta com mais de 10 milhões de pessoas surdas, segundo o IBGE. Por esse motivo, é importante você aprender a Linguagem Brasileira de Sinais por meio dos cursos de libras online disponíveis gratuitamente nas plataformas. Não é mesmo?
Leia também: Você vai se surpreender com esse exercício para o cérebro
Quer conferir mais notícias sobre educação e cidadania? Então, continue acompanhando o Veja Tech!